quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Protógenes e a "censura do bem"


O que primeiro chama a atenção no fato do Deputado Federal do PC do B de São Paulo, Protogenes Queiroz, querer que tirem dos cinemas o filme TED é a patetice de ir a um filme para maiores de 16 anos com o filho de 11, ficar escandalizado e tentar enquadrá-lo como se fosse um filme infantil com mensagens que desvirtuariam as crianças e a juventude. Também acho isso motivo de riso, mas eu vejo outra coisa nesse episódio: o autoritarismo e o ainda presente gosto pela censura.

Pessoas e instituições com poder, como governos, chefes, etc. costumam censurar algo ou alguém basicamente por duas razões: para manter o poder e privilégios ou por uma suposta vontade de proteger os "mais fracos", que teriam menos discernimento pra entender as coisas, diferenciar o que é certo ou errado (conceitos muitas vezes discutíveis), ou seja, para proteger aqueles que ele considera menos capazes. Eu tenho mais medo do segundo tipo. O primeiro é claramente canalha, se ele é disfarçado a máscara cai facilmente. Já o segundo... o segundo vem acompanhado de uma aura de boas intenções, de defesa da moral e dos oprimidos, movido por uma pretensa vontade de fazer o bem. É um tipo de censura que coloca quem vai contra ela como alienados, ingênuos ou mal intencionados, em um tipo de raciocínio ultrapassado de quem só enxerga as coisas em preto e branco, 8 ou 80.

É um pensamento que infantiliza, supondo que as pessoas não podem pensar por si mesmas, já que não têm discernimento para definir o que elas é bom ou ruim, o que consideram apropriado ou não. Esse pensamento é primo-irmão daquele expresso em várias campanhas políticas, quando o candidato se coloca como o pai dos pobres, o ungido que vai “cuidar” das pessoas.

Eu digo não a qualquer tipo de censura, eu quero poder ler, assistir e ouvir o que tiver vontade, quero eu mesmo definir o que é bom pra mim ou pros meus filhos, se os tivesse. Portanto, obrigado, deputado, eu dispenso sua tentativa de salvar os valores morais e de me dizer o que eu devo ou não assistir.

Um comentário:

  1. Mais engraçado ainda é saber que um cara desse é do partido comunista brasileiro (que já foi suspenso e proibido no país), ex-delegado da polícia federal (de quem se espera pelo menos algum conhecimento já que passou no concurso) e pomba, deputado federal.

    ResponderExcluir