segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O rolezinho

Há alguns anos vivemos em nossas ilhas: condomínios fechados, shoppings, carros com ar-condicionado, janela insulfilmada fechada e portas travadas. Convivemos só com nossos iguais, não ocupamos os espaços públicos por serem “cheios de bandido e maconheiro”, temos medo daquele moleque magrelo que ouve funk no metrô e encaramos com naturalidade quando governantes colocam pedras debaixo de viadutos e divisórias em bancos de praça, afinal, ali não é lugar de vagabundo.

Aí, de repente, a molecada sai dos seus cantos na periferia e insiste em ser visível. Meu Deus, eu pago meus impostos, fico meia hora procurando vaga aqui no shopping pra poder dar um passeio saudável com a minha família, quero poder consumir sem medo aqui onde só tem gente como eu, afinal, eu trabalho tanto pra quê, pra poder comprar, né? Mas pelo jeito eles insistem em invadir nosso espaço, o que aconteceu com aquela música “Cada um no seu quadrado”? Chegam em bandos, falando alto e com gírias que eu não entendo, com seus bonezões de aba reta e suas calças largas com a cueca aparecendo pra nos assustar(quanto mau gosto!), e, ainda por cima, ouvindo esse tal funk ostentação, música que só gente sem berço poderia criar.

O que eles pensam, será que não tiveram educação? Puxa vida, vocês podem se divertir, mas fiquem nos seus bairros, onde vocês são quase invisíveis e eu posso continuar fingindo que está tudo bem enquanto eu tiver dinheiro pra ter meu carro e fazer compras no shopping. Volto a repetir: cada um no seu quadrado!

Mas tudo bem, o shopping nos protege, ele entra na Justiça, e como a Justiça adora manter as coisas como são pra evitar problemas, ela proíbe o rolezinho. O quê? Eles vieram mesmo assim? Tou dizendo que esses vândalos não respeitam nada, não têm educação, que escola será que eles frequentaram, hein?

Sorte que existe a polícia, né? E dá-lhe bala de borracha, gás de pimenta e cacetada nessa molecada que insiste em estragar o passeio das pessoas de bem nesse templo sagrado que é o Shopping Center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário