sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Quem forma sua opinião?

A todo o momento vemos nos jornais, na televisão, na internet, o termo “formadores de opinião”. Muitas vezes não concordamos, pensamos: “eu formo minha opinião!” ou “esse cara não forma minha opinião nem aqui nem no Iraque!”.
A verdade é que por mais informação e conhecimento que tenhamos, por mais personalidade e independência que tenhamos ou acreditemos ter, nossa opinião é sim formada por nossa individualidade, por nossos valores, crenças, mas também pelo que algumas pessoas ou instituições dizem ou acreditam. Estudiosos de psicologia ou sociologia certamente explicam isso melhor do que eu, um mero observador, então vou colocar aqui quem são os “formadores de opinião” que levo em conta.

Meus pais
Sim jovem rebelde, não adianta achar que porque você é independente, porque é maior de idade ou porque não mora mais com eles, que eles não participam da formação da sua opinião. Boa parte dos meus valores veio deles, boa parte dos meus hábitos também. Quando o assunto é educação sempre levo em conta o que diz minha mãe, afinal ela é professora há anos, e está sempre estudando e se atualizando. Quando é política, sempre ouço meu pai, apesar de ultimamente discordarmos em algumas coisas. Enfim, meus pais são formadores de opinião pra mim, e acredito que pra maior parte das pessoas, infelizmente até pros filhos do Collor, do Sarney.

Amigos
Obviamente levamos em conta a opinião daquelas pessoas que estão com a gente, que conhecem assuntos que nós nem sempre conhecemos e às vezes enxergam as coisas por um lado que nem havíamos pensado. Muitas vezes a opinião deles é levada em conta justamente pra pensarmos o contrário, afinal, não é porque é amigo que tem de pensar igual.

Políticos
Sim leitores, políticos! Apesar da crise de credibilidade, apesar de sermos representados por muita gente ruim, ainda há alguns políticos que sempre paro pra ouvir, sempre que vejo uma entrevista no jornal ou internet, leio. No momento não me lembro de muitos, mas Cristovam Buarque e Fernando Henrique Cardoso sempre têm algo a dizer além do “discurso-pronto-orientado-pelo-marqueteiro”, e eu concorde ou não, sempre quero saber o que dizem.

Tostão
Quando se trata de futebol eu leio e presto muita atenção ao que diz o Tostão. É ponderado, não viaja achando que os times deveriam jogar com 6 atacantes nem diz que no tempo dele tudo era melhor. Às vezes tudo é relativo demais pra ele, e isso me irrita um pouco, mas é um dos melhores cronistas esportivos.

Ah, e é claro, tem também aqueles que eu levo em conta para não formar minha opinião. Leio ou ouço pra ter ainda mais certeza de que eu penso o contrário.

Fanáticos
É sempre interessante ler opinião de quem é tão contra algo ou alguém que nem mesmo pesa mais os pontos negativos e positivos, que critica só por criticar. Política, religião e futebol são as áreas mais propícias a ter gente de posições extremas, que confunde ter personalidade ou posição com falta de bom senso e incapacidade de ouvir o contrário. Um fanático religioso acha que só os seguidores da religião dele vão pro céu, um petista fanático acredita que o PSDB quer vender o país pros EUA e para um anti-petista, o PT quer instalar uma ditadura com uma guerrilheira assassina. É sempre bom saber o que um radical tem a dizer, tanto pra ver como uma pessoa fica ridícula quando coloca dogmas à frente de fatos e argumentos, quanto pra dar risada do cômico de algumas posições.

Paulo Henrique Amorim
Quando trabalhava no Sindicato dos Comerciários em Avaré, participei de um congresso da categoria. Após ver uma palestra muito boa do Cristovam Buarque, em que ele falava principalmente da importância da educação para a qualificação profissional, vi uma palestra do Paulo Henrique Amorim. Que decepção! Ele mais parecia um animador de auditório. Com sua voz peculiar falava em tom de discurso eleitoral, dando ênfase em tudo que ele acreditava que sindicalistas gostariam de ouvir. Desancava jornalistas críticos do governo Lula, chamando uma delas de urubu, de feiosa, ou seja, altíssimo nível. Desde então, tudo que ele diz ou escreve me deixa com o pé atrás, e uma palavra me vem à mente sempre que o vejo ou lembro dele: patético.

O Papa Bento XVI
Depois do silêncio em relação aos padres pedófilos e ao ser contra camisinha, praticamente tudo que ele diz eu procuro saber pra não levar em conta. Em minha opinião, alguém que é o representante máximo de uma das maiores instituições do mundo deveria liderar a revisão alguns dogmas, pois tem uma responsabilidade imensa. Bom, ao menos concordo com ele quando pede paz entre muçulmanos e judeus.

E você? Quem é formador de opinião para você? Quem você leva em conta ao tomar posição sobre algo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário