quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ocuparam, e agora?


Certo, o governo tomou o controle do Complexo do Alemão, apreendeu um monte de arma, drogas, vai instalar uma UPP, os políticos vão faturar em cima da operação e tudo mais que era esperado. Mas... e agora??
Essa operação vai servir pra que nosso país repense a política educacional? Afinal, não se trata apenas de uma questão de “mocinho x bandido”, mas de algo mais complexo e com raízes bem antigas. Vai servir pra que comece uma limpeza dos corruptos que estão tanto na polícia quanto nos órgãos do governo? Vai servir pra que medidas contra o tráfico, tanto de drogas quanto de armas sejam adotadas? E os grandões, aqueles q lucram com o tráfico mas tão lá nas coberturas da Barra, vão continuar numa boa ou alguém vai ter coragem de mexer com eles?
Se ninguém for fazer mais nada além de brincar de polícia e ladrão, vai ser como enxugar gelo, prenderam e mataram uns traficantes aqui, logo surgem novos ali, e o problema continua o mesmo.
E as milícias? Será que vai ser como no Tropa de Elite 2? Traficantes colocados pra fora, ela entra, toma conta, e a vida de quem mora nas comunidades continua sendo um inferno, sempre nas mãos de alguém, já que o Estado não faz a parte dele?
Não sou especialista em segurança, nem em educação, não sou político, não sou antropólogo, sociólogo, policial ou traficante, mas sinceramente, espero que não. É só pensar um pouco pra ver que era necessário tomar o controle do lugar, ainda mais depois do clima de guerra que havia se estabelecido com os ônibus queimados, mas se for uma ação isolada não vai ter muita serventia. Sem falar nas denúncias de abuso de poder, de facilitação de fuga de traficantes, sumiço de dinheiro apreendido, mas isso pode ficar pra um próximo post
Por hora fica a pergunta: E agora??

Nenhum comentário:

Postar um comentário