terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Natal

Final de ano, Natal = reunião de família. Pra mim, Natal sempre teve esse significado. Era a época em que todos meus tios e primos que moravam fora vinham pra casa dos meus avôs, tinha ceia, presentes, alguma confusãozinha entre a criançada, alguns berros, cerveja, vinho, refrigerante, panetone, peru, tender e um bolo pro meu tio que fazia aniversário no Natal.

O tempo passou, a ceia passou aqui pra casa, minha mãe fica correndo o dia todo, meu pai arruma o quintal, agora são só 3 crianças e um monte de primos e primas já marmanjos. Netos tomando cerveja, às vezes muita cerveja, cachorros, chuva, não tem mais bolo, não tem mais meu vô. Minha mãe sempre diz que queria que as pessoas ficassem mais tempo, mas 1h30 já foi todo mundo embora. Alguns primos vão pra balada beber mais um pouco e passar calor já que ela tá sempre lotada.

Como toda família, a minha tem suas peculiaridades, mas acho que a que mais chama a atenção é que boa parte da família é digamos assim, meio seca... Isso não é uma crítica, eu com certeza sou um dos mais secos. Isso também não quer dizer que as pessoas não se gostem, só que aquele monte de “eu te amo” que a gente vê nas novelas e filmes não acontece muito por aqui. Alguns são mais carinhosos que outros, mas acho que eles acabam ficando até constrangidos em demonstrar. E assim segue o Natal, um tio planeja a pescaria do dia 26 ou 27, outro assa a carne no almoço do dia 25, come e vai tirar um cochilo, o primo mais velho vem pro almoço e à noite a gente vai pro bar, beber um pouco mais.

Resumindo, é todo ano a mesma coisa. Ok, eu fiquei careca, as pessoas tão mais velhas, dá pra notar quando vemos  as fotos. Sabe a hora das fotos só dos netos, só das noras, só dos filhos, só de quem está de azul, só de quem é canhoto e assim por diante, até a hora que alguém se enche e sai da foto? A verdade é que eu gosto muito dessa reunião anual. Uma parte do que sou, defeitos e qualidades, vem dessas pessoas. É a minha família, e apesar dessa minha frieza sei que se eu precisar posso contar com eles, como inclusive já contei.

Já não faço mais planos de mudar, de ser mais afetuoso ou ao menos mais comunicativo. Fiz algumas vezes e não mudei, quem sabe no momento em que eu estiver mais satisfeito comigo mesmo eu melhore com os outros? E como esse ano parece que algumas coisas realmente já estão começando melhor, próximo Natal posso ser, digamos, mais simpático... Por enquanto posso torcer pra que nessas poucas vezes em que todo mundo se reúne eu continue me sentindo bem ao estar ali, apesar de esse ano ter sentido sono bem cedo. Tudo bem, deve ser reflexo dos 30 Natais que já vivi, com essas mesmas pessoas, com essa mesma família.

Um comentário:

  1. O Natal já foi... cadê mais comentários... no aguardo seu nariga!!!

    ResponderExcluir