quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Eleição desanimadora


Tenho 30 anos, voto desde 1996, mas sempre me interessei por política. Acredite, até 2006 eu via o horário político porque gostava. Em 1989 sabia o nome e o número de todos os candidatos a Presidente e até a ordem deles na cédula. Em 1986 meus pais gravavam em K7(pena que essas fitas se perderam no tempo) meus discursos de vários minutos sem parar, imitando os políticos que via na TV. Além do mais, até meus 12 anos meu pai foi militante político, havia reuniões partidárias na minha casa e até candidato a vice-prefeito ele já foi. Por tudo isso eu não me encaixo na maioria da população que diz detestar política, ao invés disso, eu GOSTO de política.
Acho que justamente por sempre ter gostado e me interessado por política é que fico decepcionado com o modo que essa eleição afetou minha vontade de seguir a campanha. É lastimável ver que ao invés de dizerem como vão resolver a falta de professores e de engenheiros no futuro próximo, os dois candidatos prefiram falar de aborto. Quem trouxe essa discussão para a agenda política? Sinceramente não sei, mas nenhum dos dois tem coragem de tirar, de levar o debate ao campo das propostas. Talvez porque nenhum dos dois tenha realmente propostas, já que a campanha da Dilma é puramente dizer que vai continuar o governo do Lula e a do Serra é dizer que vai continuar o que o Lula faz e atrai voto e mudar o resto. Muito vago não? Muito pouco pra quem se propõe a governar um país do tamanho do Brasil por 4 ou quem sabe, 8 anos. Não bastasse isso, ainda há os fanáticos, minha caixa de emails está inundada de mensagens dizendo que o Serra é o demônio, que não gosta de pobre e de outras dizendo que a Dilma é assassina e sapatão. Infelizmente e ainda mais triste, é constatar que tanto a campanha quanto nossa classe política são reflexos de nós mesmos.
Além dessa campanha baixa, olhar pros candidatos e ver quem são alguns de seus aliados é desanimador. Claro que todo partido tem bons e maus quadros, claro que ninguém governa sozinho. Mas é difícil acreditar que a Dilma possa ter orgulho de ser apoiada pelo Sarney, representante da oligarquia mais atrasada do país, ou que o Serra tenha orgulho de ser apoiado pelo Caiado, o que há de mais conservador na política, especialmente ambiental e agrária.
Votarei dia 31, mas com toda certeza essa é a eleição mais desanimadora que já vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário