terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ronaldo!

Não, eu não vi Pelé. Não vi Garrincha, vi Maradona só em final de carreira e Zico só no Japão, com seus 40 anos. Mas eu vi Romário no auge, vi Rivaldo, vi Ronaldinho Gaúcho, vejo Messi, vi Zidane. Mas, principalmente, eu vi Ronaldo.

Vi o moleque que surgiu no Brasileirão de 93 conseguir uma vaga na Seleção de 94, deixando de fora gente como Edmundo, Renato Gaúcho, Evair. Vi o surgimento do apelido Fenômeno, vi seus dribles e arrancadas, vi gols que juntavam força, velocidade, inteligência e habilidade. Vi um jogador que não sabia cabecear mas pedalava pros dois lados e chutava com as duas pernas com enorme facilidade, que levava chutes e trombadas e não caía. Ouvi Galvão Bueno eternizar o Rrrrrronaldinhoooo.

Vi suas contusões, ouvi e vi muita gente dizer que ele estava acabado pro futebol. O vi ressurgir e se tornar artilheiro da Copa de 2002 fazendo dois gols na final, em uma parceria com o Rivaldo que deixou saudades, na maior emoção esportiva que tive até hoje. E olha que vi Senna ganhar campeonatos, vi o Cielo vencer a Olimpíada, vi títulos incontestáveis do vôlei, vi meu time ser campeão, vi a Maureen Maggi conquistar o ouro 8 anos depois do doping que a tirou da olimpíada em que era favorita.

Em julho de 2006 o futebol ficou mais triste, assim como fica agora em fevereiro de 2011, Zidane e Ronaldo, os melhores que já vi, os melhores dos últimos 20 anos pararam. Espero que o Messi mantenha o nível das atuações, e passe de craque a fora-de-série ou, quem sabe, Neymar e Ganso confirmem nossas expectativas e daqui 20 anos estaremos falando deles como hoje falamos de Zidane e Ronaldo. Se isso não acontecer, será uma pena para os mais jovens

Mas o que importa é que eu vi Ronaldo jogar. Com ele sempre parecia fácil dominar uma bola, dar um drible, chutar no momento exato. Alguns torcedores de clubes rivais do Corinthians vão dizer que ele estava gordo, que não fazia nada há tempos. Felizmente, na minha memória ficarão  seus bons momentos, seus muitos gols e títulos e de como foi decisivo pro meu time nos títulos Paulista e da Copa do Brasil em 2009, Obrigado Ronaldo, você foi um gênio do esporte e o futebol com você foi muito melhor de se ver.

5 comentários:

  1. É isso mesmo meu Xará, também me sinto assim e acredito que grande parte da nação brasileira pensa como você. Parabéns pelo Blog, grande abraço.

    Tiago Leifert - Globo Esporte
    @TiagoLeifert
    (http://globoesporte.globo.com/)

    ResponderExcluir
  2. Muito bem elaborado.
    É exatamente assim que devemos tratar um ídolo!
    Chama-lo de qualquer outra coisa fora e fenômeno é inaceitável.
    Aguardo um mesmo texto para o Rubens Barrichelo!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente. E me arrepio ao afirmar que o que ficará por enquanto é um vazio, pois qualquer um terá que viver muito e jogar demais para puramente poder ser comparado a Ronaldo. Primeiro e único!

    ResponderExcluir
  4. Affe! Além do futebol, outra coisa que me impressiona no Ronaldo é a forma como ele se comunica. Óh! Pq será que acho isso?

    Na carreira dele toda não houve uma declaração - que eu me recorde! - que o colocasse em maus lençóis. Até no caso dos travecos ele saiu quase que ileso.

    Nas coletivas, ele também é o cara. Talvez ele hipnotiza os jornalistas e sempre dá as melhores respostas. Pelo menos, nas edições é assim que aparece.

    Bom, agora ele é empresário. Com certeza, vai dar nó em fumaça!

    Bjs!

    ResponderExcluir